Capão da Canoa
Município de Capão da Canoa
Capão da Canoa
Praia
Capão da Canoa é uma das melhores praias do Rio Grande do Sul. Está situada a apenas 142 Km da capital do estado no litoral norte, ligando-se à Porto Alegre por excelentes estradas.
É uma praia extensa e limpa. Tem fácil acesso a Lagoa dos Quadros onde é possível passeios de barco e prática de esportes aquáticos. Existem vários parques aquáticos que funcionam diariamente em todo o verão.
É um município com vida própria durante o ano inteiro. Conforme prévia do Censo do IBGE em 2022 a população total é de 62.040 tornando-se o 35º maior município do RS e a maior cidade do litoral norte. No verão sua população aumenta consideravelmente, inclusive por turistas do Mercosul.
O que fazer em Capão da Canoa
Capão da Canoa tem uma ampla opções de atrações e pontos turísticos. A gastronomia e variedade de lazer cresceram muito nos últimos anos. Na orla da praia e em praças há quadras de futebol, vôlei, basquete, beach vôlei, tênis de areia, cancha de bocha. No calçadão é perfeito para longas caminhadas, correr, andar de bicicleta, estar com a família. Nas praças sempre verdes têm brinquedos para crianças, espaço para esportes e lazer, é comum as pessoas levarem cadeiras para relaxar, conversar, tomar chimarrão.
Praças de Capão da Canoa
Existem muitas praças em Capão da Canoa para passear e curtir sozinho, com seu cachorro e com a família:
- Praça do Farol
- Praça do Mini Golfe
- Praça Flávio Boianovski
- Praça Luiz Bassani
- Praça Avezon
- Praça Estado de Israel
- Praça do Camelódromo
Atrações Religiosas
- Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes – Iemanjá
- Santuário Nossa Senhora do Trabalho
- Igreja Luterana
- Igreja Nossa Senhora de Lourdes
Pontos Diversos
- Casa de Cultura Érico Veríssimo
- Parque Náutico Lagoa dos Quadros
- Calçadão na Beira do Mar
- CTG João Sobrinho
- Marina Park
- Acqua Lokos
- Farol Ativo (novo Farol)
Distâncias
Capão da Canoa e distância de algumas cidades em km:
Brasil:
Porto Alegre 142
Caxias do Sul 185
Passo Fundo 416
Pelotas 393
Santa Maria 416
Mercosul:
Buenos Aires 1.654
Montevideo 934
Assunção 1.211
Fronteiras:
Uruguaiana/Paso de Los Libres (Argentina) 762
Chuí/Chuy (Uruguai) 650
Santana do Livramento/Rivera (Uruguai) 623
Foz do Iguaçu/Ciudad del Este (Paraguai) 1.027
Localização
O município de Capão da Canoa encontra-se na planície costeira do litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil, em latitude 29º45′ e longitude 50º01′.
Segundo o IBGE de 2021 sua área territorial é 98.383 km². O município possui 4 distritos: além da sua própria sede Capão da Canoa, têm os balneários Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim.
Capão da Canoa faz divisa com os municípios de Xangri-lá, Terra de Areia e Maquiné.
Temperatura
No verão a temperatura média em Capão da Canoa é de 26ºC, Durante o ano a temperatura varia de 12ºC a 28ºC e raramente fica abaixo de 8ºC e acima de 31ºC.
O mês mais quente é fevereiro e o mais frio é julho.
Os meses com menor precipitação média de chuvas é maio e abril.
O mês menos encoberto por nuvens é março.
Histórico
Capão da Canoa nasceu por volta dos anos 1900, com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começavam a agrupar-se à beira-mar. O local abrigava pescadores, aventureiros e eventualmente era visitado por viajantes, fazendeiros e tropeiros.
Com o início do século XX teve início também o sutil povoamento desta terra quando pessoas que residiam no campo vinham até o mar para pescar. Somente em meados de de 1920 começaram a chegar veranistas vindo da serra, a cavalo ou por charretes puxadas por bois e mulas, quando encontraram os primeiros hotéis.
Figueiras, butiazeiros, araças e matinhos enfeitavam muitos lagos, rodeados por dunas e cômoros de areia muito altos. Para iluminação usavam velas e lampiões à carboreto e querosene. A água potável era de poços particulares. No final da década de 20 houve um crescimento maior de veranistas e população fixa.
Os barcos de carga eram os principais meios de transporte responsáveis pelo abastecimento de todo e qualquer material necessário. E eram as carretas que faziam o longo percurso de transportar as encomendas do Porto da Barra do João Pedro aos seus destinos.
A viagem de Porto Alegre à Capão da Canoa era difícil e demorada. Os barcos a vapores ancoravam no Porto da Barra de João Pedro ou em ocasiões especiais, no Porto da Galinha. Naquela época já havia alguns veranistas que se aventuravam a vir de diligências via Tramandaí.
No inverno a alimentação básica era, principalmente, peixe e marisco. Apenas nos anos 30 os hotéis instalaram seus geradores de luz e poços com bomba para puxar água. Foi construído o primeiro farol e com ele chegou o primeiro telefone de propriedade da Marinha o qual ligava Capão da Canoa a Osório.
A origem do nome “Capão da Canoa” vem dos serranos que acampavam num “Capão” fabricando “Canoas” de figueiras. Após usá-las, guardavam-nas nesse próprio local.
Capão da Canoa tornou-se município em 12 de abril de 1982.